Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

E é vida que se segue!


'... e se tudo parecer distante, volte. Volte e faça um novo começo. ''

Ninguém nunca te impediu de recomeçar. Às vezes, o que menos falta em nossas vidas são pessoas dispostas a fazer de nossas inseguranças suas maiores alegrias. Acreditam que nossa infelicidade será a felicidade delas. E isso a gente não pode deixar que aconteça. A nossa sabedoria é maior. A nossa vontade é maior. Por isso, quando você tiver vontade: Volte! Vá! Pode ter certeza que tudo o que a gente faz de cabeça pensada e com o coração aberto, a gente não se arrepende de maneira alguma. Se és feliz lá? Vá! Não olhe para trás e diga: Vou me arrepender? Será que realmente devo fazer isto? A vida as vezes nos trás cada emaranhado que temos que saber bem como lidar, temos que cuidar por que de repente uma porta é fechada e nem se quer olhamos para os lados, para as outras portas que estão se abrindo pois, ficamos tão confusos com aquela porta fechada que nos parece ter caído o mundo inteiro a nossa frente. É igual um nó de linha de costura: quanto mais pressa tiver para desenrolar pior é. Aí que a gente acaba enrolando mais ainda e não nos achamos mais nesta verdadeira teia que é a nossa vida. Calma, a vida não se resume aqui. Você tem um monte de gente que está a tua espera. Tente! Recomece! Ninguém vai te impedir. A escolha é tua.
A saudade, a insegurança, o medo sempre serão uma barreira, claro. Mas precisamos, pelo menos, tentar ultrapassá-la sempre de cabeça erguida e disposto a tudo porque, independente disso a vida segue. Segue e, é preciso dar um rumo para ela. E se não der um rumo, um rumo que faça com que tudo dê certo, ficaremos parados no tempo. Ficaremos a espera de alguma coisa que vá, de uma maneira ou de outra nos tirar dali. A vontade de lutar parte de nós. Parte de cada um. E é isso que vai definir, na vida, quem vai, quem luta e vence de quem vai/quer ficar. Ficar na mesmice de sempre. Ficar ali, a espera de alguém. Esperando a vida passar para depois dar-se conta de que esperou demais para dar um rumo para si.
 
...’esperar demais também não dá. A vida passa e a gente fica. Não luta, não vence, não constrói, não nada.’

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Isso é interior

Há quem diga que o melhor é estar no ritmo acelerado dos grandes centros urbanos, com carros, aviões, trens que passam a toda hora. Com a agitação de pessoas nas ruas parecendo formigas a trabalhar para que sua obra finalize antes do inverno.
Discordo disso tudo. Prefiro o campo! Lugar de brisa mansa. Pessoas batalhadoras que realmente suam a camisa para ter o pão de cada dia. Faz-me pensar nas coisas agradáveis da vida, um enorme apreço por tudo o que é bom. Ar puro, sons que caem como uma luva nos nossos ouvidos, aqui sei que posso (re)escrever muitas poesias ao som da bicharada que canta sem medo de errar uma nota sequer. Por que se errar, sabem que os aplausos serão os mesmos. A vida neste lugar se resume em tranquilidade. Paisagens exuberantes que não te permitem o piscar dos olhos. Por que se piscar, perderá segundos de gratidão e beleza. Lugar abençoado por verde e azul, onde os rios correm sem medo, pois sabem que há vida logo adiante. E assim vou refletindo que não há nada melhor que o interior.