"A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira."
Pois bem, de la para cá muita coisa mudou...para melhor, podemos assim dizer. Porém,
"...o povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou."
E atualmente, as coisas não continuam, basicamente, do mesmo modo?
A maioria do nosso povo ainda esta na classe menos favorecida da sociedade. Eles mal sabem dos muitos planos e leis do governo de hoje. Nosso produtor rural ainda trabalha nas mesmas condições de vida de tempos passados e ainda por cima, os seus produtos são desvalorizados e vendidos internacionalmente por preços baixíssimos, ao passo que, o que ele consome, esta se tornando cada vez mais caro. E as pessoas que se consideram detentoras do poder? Acham que, por ter dinheiro e status social, podem tudo, mandam e desmandam em tudo e nem se quer movem uma palha em favor dos que colocaram-o no poder. Esquecem que, eles apenas estão lá graças a nós. Graças ao nosso voto de confiança.
E a Educação? Mudou?
Mudou, mas ainda podemos transformá-la. Mudar, significa trazer alternativas para que nossas crianças tenham uma educação de qualidade e o melhor, para que TODAS as crianças tenham essa educação, sem distinção. Todos somos iguais. A vida nos reserva muitas maravilhas e cabe a nós lutar e zelar pelos nossos direitos sem, claro, interferir nos direitos dos outros.
Temos direito de ter uma educação qualificada, profissionais qualificados, espaços adquados para que nossas crianças possam desfrutar nos horários de intervalo.
Enfim, só queria dizer que hoje, enquanto uns estão comemorando este dia como o "dia da independência do Brasil", outros nem sequer sabem o que é isso, não tem condições mínimas de moradia, esporte e lazer, andam na vida tentando sobreviver...e mesmo assim são, ou pelo menos parecem estar feliz.
E você, o que tem à dizer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário